O escritor de ciência americano Steven Johnson acredita que “o prazer é o motor da inovação”, e esse conceito ajuda a explicar por que a gamificação vem ganhando cada vez mais notoriedade no Brasil. Para se ter uma ideia, o público de games corresponde a 74,5% da população, segundo um artigo publicado pela plataforma de conteúdo Meio & Mensagem.
Quando projetamos essa realidade para a área de incentivo, faz ainda mais sentido, já que as campanhas gamificadas têm suas mecânicas e a própria forma de participação voltadas, literalmente, para um jogo, incluindo pontuação, níveis de evolução e muitos outros recursos. Isso significa que a diversão é inerente às campanhas de incentivo gamificadas e que, justamente por isso, é possível estimular comportamentos, promover engajamento e motivar parceiros, equipes e clientes. Sem contar que uma das grandes vantagens de uma campanha com a chancela dos games é a coleta de informações de forma estratégica e divertida.
Segundo um estudo recente divulgado pelo portal Onorte, o segmento gamer movimentará em torno de US$ 200 bilhões no próximo biênio. A pandemia acabou solidificando esse cenário de expansão da categoria e impactando o comportamento das pessoas porque aumentou o engajamento em atividades on-line.
Para Jane McGonigal, autora americana e designer de jogos, “os jogos de computador e videogames oferecem recompensas que a realidade não consegue dar”. Sendo assim, a grande sacada dos games é justamente tornar a vitória algo recorrente e satisfatório. Em um artigo publicado pelo TSI (Tudo Sobre Incentivos), a definição de produtividade prazerosa consiste em conseguir executar a tarefa não por obrigação, mas por vontade própria.
Quando escreveu seu décimo livro, “O poder inovador da diversão: como o prazer e o entretenimento mudaram o mundo”, Steven Johnson certamente já sabia da importância da música, dos jogos, da mágica, da comida, do sexo e de outras formas de diversão. Ele só não sabia que tudo isso também cairia como uma luva para as campanhas de incentivo.
Então, que comecem os jogos!
QUERO TER ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO